PAM NA CÂMARA DOS VEREADORES

No dia 28 de março de 2011, uma comissão do PAM foi recebida pelos Vereadores de São Bento do Sapucaí na Câmara Municipal. O objetivo do encontro foi de apresentar um relatório das atividades realizadas em prol do município desde 2007. Além disso, a reunião ofereceu a oportunidade do PAM levar sugestões para que os Vereadores possam elaborar uma Lei Municipal que previna os animais domésticos e silvestres de maus tratos e abandono.

Vejam as propostas que foram direcionadas à Câmara:

PREVENÇÃO

  • controle de populações canina e felina (cães e gatos) – por meio de mutirões de castração realizados em todos os bairros
  • vacinação
  • educação e conscientização: produção de informações e estatísticas; educação para a posse responsável por meio de palestras e folhetos explicativos
  • criação de lei municipal garantindo direitos de animais domésticos e silvestres

CUIDADOS

  • Criação de uma sala de apoio para recuperação para os animais doentes, acidentados ou fêmeas recemparidas
  • Posse do veterinário concursado pela prefeitura
  • Promoção de feiras de adoção

FISCALIZAÇÃO

  • atuação em parceria com a polícia no caso de envenenamentos, maus-tratos e abandono de animais.

Outra iniciativa discutida durante o evento foi a possibilidade de se fazer um cadastramento dos animais domésticos, registrando-os devidamente, a fim de facilitar a fiscalização de abandono e maus tratos, bem como de exigir do proprietário do animal a respectiva responsabilidade em caso de danos a terceiros.

A seguir, de forma bem resumida, vocês poderão constatar os esforços deste pequeno grupo de voluntários através dos resultados:

RESUMO DOS ATENDIMENTOS DO PAM PARA CÃES E GATOS - 2007 A 2011

  • Tratamentos: foram 61 atendimentos incluindo consulta veterinária + medicamentos.
  • Cirurgias: 25 entre problemas de saúde e acidentes (atropelamentos).
  • Castrações: 65 castrações foram realizadas nesse período incluindo anestesias e demais medicamentos pós-operatórios.
  • Adoções: 38 animais abandonados nas ruas de São Bento, entre cães e gatos, encontram um lar através do PAM.

É importante sempre lembrar que os recursos financeiros para esses atendimentos são gerados através de eventos beneficentes e doações de pessoas generosas simpatizantes da causa. Sabemos que é pouco em vista da grande população que vem crescendo a cada dia. Entretanto, nosso compromisso em buscar parcerias e novas iniciativas vem contando com adesões.

Precisamos deixar registrada a excelente acolhida que os representantes do PAM receberam por parte do Presidente da Câmara Municipal de São Bento do Sapucaí, Exmo. Sr. Altino de Paula e demais colegas Vereadores muito cordiais e atenciosos durante a apresentação do relatório.
A todos, nosso sincero agradecimento!
-o0o-


Um comentário:

  1. olá amigos! tenho muita esperança que este projeto vá para frente e muito orgulho de participar deste grupo, que apesar de pequeno, tem muita força! abraço a todos! paulinha

    ResponderExcluir